Seja Bem Vindo!

A CCBEM fica muito feliz com sua participação em nossas atividades.


Por uma Sociedade Melhor

Se todos trabalharmos juntos, vamos deixar muito melhor o Mundo e nossas Vidas.

Comunidade Corrente do Bem

domingo, 18 de abril de 2010

Projeto “Choro e Riso”


A Comunidade Corrente do Bem junto com o CEJA do Rui Lino realizam uma Roda de Conversa todas as sextas feiras das 16:00 horas às 18:00 horas no CEJA do Rui Lino, para mulheres acima de 18 anos. Além da Roda de Conversa haverá dinâmicas, palestras, etc.

Local das Inscrições: CEJA do Rui Lino, nos horários das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.



O objetivo principal:

O Projeto “Choro e Riso” tem como objetivo principal a Inclusão de Mulheres acima de 18 (dezoito anos) em assuntos Culturais, Sociais, Direitos Humanos, como também, informações sobre acontecimentos pertinentes aos seus interesses como Controle Familiar, Drogas Ilícitas e licitas, Educação Familiar, Higiene Familiar, Saúde, dentre outros assuntos que venham melhorar a vida delas, tanto socialmente como familiar.

O projeto tem por objetivos específicos:

* Prevenir e diminuir a violência domestica;

* Prevenir, diminuir e afastar mulheres das Drogas;

* Proporcionar uma alternativa de ocupação saudável para mulheres;

* Estimular atividades culturais, sociais e direitos humanos;

* Incentivar a socialização entre as mulheres;

* Acabar o tempo ocioso das mulheres;

* Estimular a participação da Sociedade em Atividades Sociais, Culturais e Direitos Humanos;

* Aumentar a auto-estima das mulheres;

* Diminuir o Estresse Feminino;

Público Alvo:

· Mulheres acima de 18 (dezoito) anos:

1. Com qualquer religião ou sem religião;

2. Qualquer Classe Social;

3. Qualquer orientação filosófica;

4. Qualquer orientação sexual;

5. Qualquer raça;

Metas:

As metas que desejamos com a execução deste Projeto é fazer uma atuação para todas as mulheres, principalmente aquelas que estejam em situação de vulnerabilidade social, marginalizada, com estresse, solitárias, etc., fazendo uma roda de Conversa usando a Comunicação Verbal ao Vivo (Presente), a valorização de temas como Solidariedade, Cultura, Saúde, Educação, Direitos, etc. serão temas da roda.

Através da Roda de Conversa “Choro e Riso”, as mulheres falarão sobre assuntos relacionados de suas vidas, passado, dramas, felicidades, acontecimentos, etc. para que possam passar suas experiências de vidas para outras, podendo assim melhorar sua auto-estima.

Regras:

· Mulheres acima de 18 (anos);

· No mínimo 2 (duas) mulheres na Roda de Conversa “Choro e Riso”;

· Não fumar nos horários das conversas;

· Não interromper quem tiver falando;

· Não julgar qualquer participante;

· Não comentar, falar, citar ou conversar sobre assuntos discutidos nas rodas de conversa fora das atividades;

· Proibido homens (com exceção de palestrantes, instrutores, administração da CCBEM);

· Serão feitas entrevistas por escrito e gravadas com todas as participantes para fins de relatórios, divulgação, estudos, etc;

· Serão tiradas fotos das participantes e das atividades relacionadas com o Projeto para fins de relatórios, divulgação, estudos, etc;

· Todos os relatos, histórias, conversas, depoimentos das participantes serão registradas por escritos e gravadas (com exceção os casos que vá prejudicar a participante de alguma forma);

· Ninguém é obrigada a fazer depoimentos;

· Não sair da roda no horário das conversas.

Obs. Na quebra das regras serão punidas de acordo com o grau, conforme abaixo:

· Proibição parcial nas atividades das Rodas;

· Proibição total nas atividades das Rodas;

Resultados:

Como resultado do Projeto, as mulheres vão qualificar ainda mais suas vidas através da Comunicação, também como aumentar a auto-estima, proporcionar a coletividade entre elas, melhorar a saúde, juntar através da Roda de Conversa ações sociais, culturais e direitos humanos, elevar o conhecimento sobre assuntos pertinentes a elas, acabar com o tempo ocioso, diminuir o estresse feminino, etc.

Este Projeto insere-se alem de Inclusão Social, também faz parte da Prevenção à Violência, Promoção da Saúde, Inclusão Cultural, Inclusão Social, Inclusão dos Direitos Humanos.

Cronograma:

16/04/2010 – 1º encontro da Roda de Conversa; (sexta feira)

Obs.; Acontecerão todas as sextas feiras (com exceção de feriados, ou por motivos maiores).

Horários:

Das 16:00h às 18:00h

Local:

CEJA do Rui Lino que fica no Conjunto Rui Lino, Rua Governador Edmundo Pinto, Bairro Distrito Industrial, Rio Branco – AC, com CEP: 69.900-900, onde o objetivo social da entidade é a Promoção de Melhores Condições de Vida para Adolescentes e Jovens.

Justificativa:

As mulheres, cada vez mais aumentam seus afazeres e responsabilidades familiares e sociais, com isso elas estão se sobrecarregando, dessa forma prejudicando sua saúde. Tendo ainda os abusos que sofrem diariamente como violências domesticas físicas e psicológicas, discriminações, e outras. Com isso o índice de mulheres com problemas de estresse, ou doenças psicológicas vem aumentando cada vez mais.

Em Rio Branco-Ac, as mulheres estão cada vez mais estressadas, pois a grande maioria não possui o conhecimento de como lidar com suas fontes de tensão, e também que nos Poderes Públicos Estaduais e Municipais não possuem estruturas para tais problemas.

Segundo pesquisas de Estudos Psicofisiológicos do Stress mostram que essa realidade de fato ocorre, e que quando o ser humano se encontra em um estado crônico de estresse ou quando está sob a ação de um estressor agudo, sua saúde física e mental sofre consideravelmente.

O estresse feminino causa grandes problemas na saúde das mesmas, afeta também a qualidade de vida, a sensação de bem-estar. A mulher estressada, mesmo não querendo, mostra irritação, impaciência, e dificuldade de se concentrar e pensar de modo racional e lógico. Ao apresentar esses sintomas ela não se relaciona bem com as outras pessoas, fica mais agressiva e menos interessada em assuntos que não a afetam diretamente.

Inconscientemente, a mulher portadora de estresse excessivo passa a ter como meta principal a sobrevivência. Ela quer livrar-se do sofrimento e readquirir o equilíbrio de suas emoções e forças.

Dessa forma as inúmeras doenças começam a surgir, e a impaciência, a ansiedade e a depressão se estabelecem.

Fatores importantes que tem que ser destacado sobre o surgimento do estresse feminino são: as violências urbanas, mudanças de valores, avanço tecnológico, aumento de divórcio, novos casamentos, mudanças de hábitos sexuais, desemprego, problemas familiares.

Nesse sentido, na sociedade atual, a mulher vem mudando seus valores, crenças e atitudes, assumindo novas posturas, novas profissões, etc, para se adaptarem a esse novo meio social, tendo assim o surgimento do estresse em suas vidas.

Efeitos que o estresse pode ocasionar na Mulher:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Maior risco de derrame;
  • Maior facilidade a infecções;
  • Distúrbios gastrointestinais, como diarréia e constipação;
  • Desordens alimentares, ganho ou perda excessivos de peso;
  • Diabetes tipo 2;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Irritação na tensão pré-menstrual;
  • Diminuição da concentração, inibição do aprendizado e redução da memória;
  • Irritação na pele, como por exemplo, à acne;
  • Reduz os sentimentos de prazer;
  • Envelhecimento precoce;

Tendo em vista a grande importância que existe na Comunicação em Grupo ou Rodas de Conversas a Comunidade Corrente do Bem (CCBEM), viu que o Projeto “Choro e Riso”, é uma grande oportunidade para lutar contra o estresse nessas famílias.

Sendo que nas atividades acontecerão dinâmicas, atividades sociais, culturais, contação de histórias, atividades físicas, etc., para que seja ainda melhor o desenvolvimento do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário